100%

Dia da Consciência Negra é pauta na Câmara Municipal

Dia da Consciência Negra é pauta na Câmara Municipal Na foto, a presidente Carmem Rosane com os jovens Nilson Júnior e Mariana Araújo
Na segunda-feira (19), a Câmara Municipal abriu espaço para debater a importância do Dia da Consciência Negra. Os convidados Mariana Victória Araújo, jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas e Nilson Rodrigues Júnior, advogado também formado pela Universidade Católica de Pelotas, explanaram sobre representatividade e “O que significa ocupar o lugar onde está como negro?”.
 
A presidente Carmem Rosane Roveré (PSB) abriu o espaço falando sobre Zumbi dos Palmares e a importância de debatermos a data, “Ocupar um lugar, estar presente, ter voz, ter representatividade, ter responsabilidade política, ser estado de vigilância, ser vitorioso, ser sonho dos antepassados, são muitas as formas de debatermos o dia da consciência negra”, concluiu a chefe do Legislativo.
 
A jornalista Mariana Araújo falou sobre a oportunidade de discutirmos a data na Casa do Povo, explanando que não é somente um dia, mas que precisa ser trabalhado diariamente, em casa, na escola, com o colega de trabalho e nos espaços em que ocupa. Já o advogado Nilson Júnior, que é o único negro na OAB de São Lourenço do Sul, afirmou que “nós enquanto negros não temos muitos exemplos em quem nos espelhar, e é um fardo muito grande. Tu mesmo acaba por ter que ser exemplo em mostrar para os outros negros que eles também podem... A responsabilidade é muito grande e eu carrego com muito orgulho”.
 
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, através da Lei 12.519/2011, data essa que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, herói negro que morreu aos 40 anos de idade e é considerado um símbolo, o último maior líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Em 2018, a morte do líder completa 323 anos, e a ocasião é dedicada a reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira, bem como a importância do povo e da cultura africana no Brasil, além de analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

Fotos: Diego Freitas
Protocolos desta Publicação:Criado em: 20/11/2018 - 11:02:37 por: Natalia de Sá Britto - Alterado em: 20/11/2018 - 11:02:37 por: Natalia de Sá Britto

Notícias

Expediente da Câmara Municipal de São Lourenço do Sul
Expediente da Câmara Municipal de São Lourenço do Sul

Através da Portaria nº 056/2019, fica instituído ponto facultativo para os servidores da Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Sul no dia 21 de junho de 2019, sexta-feira, sendo obrigatória a compensação das horas não trabalhadas.

Câmara aprova por unanimidade Projeto de Resolução denominando a sala de atendimento da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de “Sala Claudiele Medina dos Santos”
Câmara aprova por unanimidade Projeto de Resolução denominando a sala de atendimento da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de “Sala Claudiele Medina dos Santos”

Com a aprovação ficará denominada a sala de atendimento da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da câmara de vereadores do Município de São Lourenço do Sul, “Sala Claudiele Medina dos Santos”. A resolução foi proposta pelas vereadoras lourencianas Márcia Lucas (PT), Fernanda Bork (PT) e Carmem Rosane Morais Roveré (PSB).
 

Câmara de Vereadores recebeu a visita da APAE São Lourenço do Sul
Câmara de Vereadores recebeu a visita da APAE São Lourenço do Sul

Na quinta-feira, 30, a Câmara de Vereadores recebeu a visita da APAE São Lourenço do Sul, por meio do “Projeto Autonomia”, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as bancadas partidárias, o plenário, as demais dependências e o funcionamento do Poder Legislativo.